quinta-feira, 7 de agosto de 2008

R.E.M. - Accelerate (Crítica)

Accelerate é o décimo-quarto albúm de estúdio da banda originária do estado da Geórgia dos EUA, R.E.M. Passaram quatro anos desde o último albúm da banda, Around The Sun, que teve péssimas críticas e vendas muito fracas (240,000 albúns nos EUA). Segundo Peter Buck, o guitarrista da banda, se este tivesse sido tão mau como o último, a banda terminaria a sua carreira. Felizmente, não o é.


A escolha de Jacknife Lee como produtor de Accelerate foi uma escolha positiva. A juntar aos anteriores bons trabalhos de Lee com os Editors (An End Has A Start), os The Hives (The Black And White Album), os Snow Patrol (Final Straw e Eyes Open) e os Bloc Party (A Weekend In The City), Accelerate mostra ser um trabalho coeso e polido e confirma a competência do produtor.


Desde as primeiras notas de Living Well Is The Best Revenge, a primeira música do albúm, nota-se que o grupo liderado por Michael Stipe está interessado em afastar-se das baladas melódicas e melancólicas dos últimos dois albúns (Reveal e Around The Sun). As primeiras três faixas assumem um ritmo vivo e apenas em Hollow Man, a quarta faixa, o albúm começa a abrandar o ritmo. A partir daí, apenas três baladas existem neste albúm, Houston, Until The Day Is Done e Sing for The Submarine. Quase todo o albúm é um retorno aos ritmos post-punk que a banda ostentava na década de 80.


Pela primeira vez num albúm de R.E.M. a distorção das guitarras são devidamente exploradas, incluindo sons novos à música de R.E.M., com laivos de grunge e alt-rock. O trabalho de Bill Barry, o baterista, é finalmente visível de novo e em muito bom plano. Pianos e teclados são cuidadosamente inseridos nas músicas sem causar sobreposições mal conseguidas, mas no plano geral é um albúm bastante simples e melódico. As letras de Michael Stipe, segundo ele influenciadas pelo estado da nação norte-americana, falam de solidão e prisão enquanto ilustram a vida numa sociedade de informação por vezes difusa.


No plano comercial, Accelerate já atingiu o número 1 nas tabelas de vendas do Reino Unido, do Canada, da Irlanda, da Noruega e da Bélgica, e atingiu o número 2 na tabela de vendas da Billboard.

1 comentário:

Unknown disse...

BILL BERRY não esta mais na banda